segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Parestesia: dormência na face após a cirurgia ortognática


Por que ocorre, quanto tempo dura e o que pode ser feito para amenizar este evento adverso relacionado ao procedimento?

A perda de sensibilidade em algumas regiões da boca e da face após a cirurgia ortognática é um evento bastante comum. Estudos relatam uma incidência entre 65 e 100% no pós operatório imediato de cirurgias mandibulares. Felizmente, esta dormência é temporária na grande maioria das vezes.
figura 1

Por que ocorre ?
As parestesias são mais comuns nas cirurgias mandibulares. A ilustração acima (fig. 1) mostra de forma esquemática o trajeto intra-óssea do nervo alveolar inferior. Este é um ramo do nervo trigêmeo, e suas terminações são responsáveis pela sensibilidade dos dentes inferiores, parte da gengiva, lábio inferior e queixo. Na técnica mais versátil e mais utilizada em cirurgias ortognáticas na mandíbula, o osso é dividido ao meio de forma sagital (fig. 2), expondo o feixe vásculo-nervoso em 100% das operações. Acontece que as células nervosas são extremamente sensíveis e uma pequena tração já pode ser suficiente para causar uma alteração duradoura de sensibilidade. Soma-se a isso, o fato de que eventualmente o nervo pode requerer manipulação mais vigorosa, para posicioná-lo no segmento ósseo correto. Pode ainda, ser comprimido entre as duas tábuas ósseas durante a fixação da mandíbula, sem contar o risco de acidentes com serras e brocas. Assim é praticamente inevitável que ocorra algum grau de alteração de sensibilidade na cirurgia ortognática, perceptíveis principalmente no lábio inferior e no queixo.
 figura 2
Na parte superior, a parestesia não ocorre sempre, mas também é frequente, devido á manipulação de um outro ramo do nervo trigêmeo: o nervo infra-orbitário (fig. 3). Neste caso, a dormência será percebida principalmente no lábio superior e parte lateral do nariz.



Quanto tempo dura ?
Felizmente, a maioria das parestesias é temporária. Contudo, estudos mostram que em 3 a 6,5% dos casos a falta de sensibilidade pode ser permanente. Um outro estudo demonstrou que em 30% dos pacientes a sensibilidade não retorna totalmente em alguns pontos específicos do lábio e da face, o que, contudo, não interfere nas funções e na qualidade de vida. 
O período de retorno da sensibilidade varia a depender do grau de injúria ao nervo durante o procedimento (algumas cirurgias podem exigir maior manipulação do feixe nervoso), de fatores individuais e de terapias regenerativas. Pode variar de algumas semanas até a cerca de uma ano. O início do retorno da sensibilidade é comumente percebido pelos pacientes como um formigamento.
Cirurgias na maxila, por exigirem menor manipulação do nervo infra-orbitário, permitem um retorno mais rápido da sensibilidade, em algumas semanas. Já nas cirurgia de recuo mandibular por meio de osteotomias sagitais, este retorno costuma ser mais lento, podendo chegar a um ano, e não retornar totalmente em alguns pontos.

O que pode ser feito para amenizar?
Uma cirurgia cuidadosa é uma maneira eficiente de reduzir a incidência de parestesias permanentes, embora alguns casos, possa acontecer independente da técnica utilizada. O uso da tecnologia piezelétrica, em que os cortes ósseos são feitos com tecnologia ultra-sônica minimiza o risco de dano direto ao nervo alveolar inferior durante as cirurgias de mandíbula. Este instrumento promove os cortes ósseos, mas poupa os tecidos moles, aí incluídos os nervos. Outros estudos mostram que a fixação da mandíbula com mini-placas e parafusos monocorticais (curtos) resultam em menor incidência de parestesias quando comparada á fixação com parafusos bicorticais isoladas. Em nossa experiência (Dr. Fábio Calandrini e equipe), temos observado que uma osteotomia (corte ósseo)  de forma dirigida a deixar o nervo no segmento distal, elimina a necessidade de manipular excessivamente o nervo, minimizando portanto, tanto a duração quanto a intensidade das dormências prolongadas do lábio e do queixo.
Uma vez realizada a cirurgia, cabe a máxima de que “o tempo é o melhor remédio”. A regeneração de fibras nervosas danificadas é um processo lento, e portanto requer paciência. Contudo, algumas terapias têm sido utilizadas com resultados animadores. Entre eles, destacamos:
Khullar e colaboradores, em 1996 observaram significativa melhora dos pacientes que receberam tratamento com laser de baixa intensidade GaAIAs (820nm) na reabilitação de pacientes que apresentavam disfunção sensorial do Nervo Alveolar Inferior.
A vitamina B1 associada ao laser infravermelho (660nm) com a finalidade de melhorar a circulação sanguínea local assim que diagnosticada a parestesia, torna melhor o prognóstico de recuperação da sensibilidade, segundo estudo feito por Lizarelli em 2005.
Um outro estudo recomenda fisioterapia com calor na região e medicação com vitamina B1, 300mg, (Benerva ®), uma vez ao dia, durante a refeição principal, por sete dias com intervalo de sete, durante 45 dias.
Uma pesquisa feita por SEO e colaboradores em 2004, feita em pacientes submetidos à cirurgia ortognática mostrou que o tratamento com o esteroide prednisolona no pós-operatório foi efetivo em acelerar o retorno da sensibilidade do nervo alveolar inferior em pacientes com moderada disfunção em decorrência de lesão neste nervo.
Em nosso protocolo (Dr. Fábio Calandrini e equipe) incluímos uma medicação usada originalmente em pós-operatório de neurocirurgias, o ETNA® (fosfato dissódico de citidina, trifosfato trissódico de uridina e acetato de hidroxocobalamina).  A prática clínica tem mostrado excelentes resultados.
Concluindo, a parestesia é um evento frequente após a cirurgia ortognática, mas que raramente é totalmente permanente. Algum grau de alteração de sensibilidade pode permanecer em 30% dos casos, não interferindo na qualidade de vida. 


(Texto: Dr: Fábio Calandrini)

121 comentários:

  1. Estou com 10 mês de P.O tenho uma leve dormência no lábio inferior e no queixo

    ResponderExcluir
  2. Estou com 10 meses e me sinto muito incomodada c parestesia no lábio inferior, queixo e língua, será q essas dicas ainda vão dar efeito no meu caso??

    ResponderExcluir
  3. Estou com 10 meses e me sinto muito incomodada c parestesia no lábio inferior, queixo e língua, será q essas dicas ainda vão dar efeito no meu caso??

    ResponderExcluir
  4. Fui operada a uma fratura do maxilar inferior ha 2 semanas. sinto mta dormencia no labio inferior e queixo do lado esquerdo. Minha visao do olho esquerdo tambem está um pouco afetada. É normal que isso aconteça?

    ResponderExcluir
  5. Estou com 10 meses e sinto um incomodo muito grande no lábio inferior. como se ficasse duro e inchado não deixando eu nem falar direito. É muito desagradável. Será que vai voltar como era antes ou vou ter que conviver com esta sensação de boca rígida como se estivesse se contraindo quando falo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Angel. Seu labio voltou? O meu esta assim tb estou com 4 meses

      Excluir
  6. Sinto o mesmo, já completei 13 meses e sofro muito com a parestesia no queixo, lábios e lingua, acho improvável que retorne ao normal, fiz várias pesquisas na internet e sempre falam que até 1 ano seria normal, portanto se soubesse que seria assim, nunca faria esta cirurgia, indignada com resultado!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Sou fisioterapeuta e tenho me especializado em pós-operatório de cirurgia ortognática. Caso precise de alguma ajuda, entre em contato.

      Excluir
    2. Olá, gostaria de saber onde vc atende. Meu contato lucycmb@gmail.com

      Excluir
    3. Eu tb quero saber o de vc atende

      Excluir
  7. tenho sete meses de p.o e nao sinto nada do meu queixo ,labios inferior ,parte do nariz ,dentes e gengivas..e horrivel ,nap da pra falar direito ,morder enfim,nao vejo a hora dissa fase passar.

    ResponderExcluir
  8. Terá que fazer terapia com uma boa fonoaudiologa foi assim que eu resovi a musculatura da face contraida

    ResponderExcluir
  9. Fiz. O médico garantiu q n haveria. Mas Hoje - 8 anos após a cirurgia minha parestesia não sumiu. Gastei um dinheirão em tratamentos alternativos e nada. Me arrependo muito de ter operado e conviver com a sensação de ter sido enganado é péssimo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aconteceu a mesma coisa comigo.fiz em agosto de 2010, ate hoje sinto muita dormencia nos labios e queixo. com retraçao do queixo sinto ele pesado e muito estranho. Se me perguntarem se eu faria novamente,responderia nunca mais...se arrependimento matasse teria morrido.

      Excluir
    2. Eu estou com dois anos de 0perada e sinto a mesma coisa enganada,estou com a rotação da arcada inclinada,nariz torto .
      Vou ter que refazer a cirurgia, estou com medo pois já não tenho sensibilidado nenhuma e meu rosto ainda fica inchado pelo tempo não era pra ter inchaço mais😏😤

      Excluir
    3. Ola Eu tb estaria morta, na verdade quase tirei minha vida há uns dois anos, de tão louca que fico com isso, e com a enganação de todo o tratamento proposto pelo ortodontista e pelo buco que são aqui do rio de janeiro. Tenho desde 2014 vivido 24hs com dor ou agonia e eles me dizem que é um caso de sucesso, parece um abuso. quero saber como proceder judicialmente contra esses monstros e onde o CRO e CRM se responsabilizam por isso, um descaso

      Excluir
    4. Olá Isabel. Caramba. Que experiencia ruim. :-( Eu atendo vários pós-operatórios e nunca vi um caso igual ao seu. Sou fisioterapeuta e atuo aqui no Rio. Gostaria se possivel de conversar com vc para saber mais detalhes.
      http://www.marciofelisardofisioterapia.com/
      whatsapp: 21 99197-6102

      Excluir
    5. Tbm fiz a cirurgia na mandíbula a 2 anos e 4 meses e a parastesia no queixo e lábio interior é intensa. Muito frustrada pq na realidade não obtive resultado q esperava

      Excluir
  10. Fiz. O médico garantiu q n haveria. Mas Hoje - 8 anos após a cirurgia minha parestesia não sumiu. Gastei um dinheirão em tratamentos alternativos e nada. Me arrependo muito de ter operado e conviver com a sensação de ter sido enganado é péssimo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Calma Ellen, isso pode ser apenas um ponto negativo da cirurgia, mas veja também os benefícios que ela trouxe. Estou com quase dois anos de P.O tenho uma leve dormência, mas apesar disso estou satisfeito com o resultado da cirurgia.

      Excluir
    2. Mas meu amigo, o problema é q a minha ficou uma bosta. a mordida abriu n ficou estetico, o labio ficou torto...imagina uma coisa ruim e ainda parestesia eterna pra fuder de vez

      Excluir
  11. Olá, pessoal, fiz a cirurgia há uns 10 meses e também estou sofrendo com essa parestesia nos lábios tanto superior e inferior, língua e no queixo. Fiz laser, fisioterapia, fono no pós-cirúrgico, tomei etna, vit. B1, etc, massageio meu rosto quase todo tempo, mas a sensação que enrigece a cada dia. Chega a noite, tenho uma certa dificuldade para falar. Estranho e fico pensando que será que terei que conviver o resto da minha vida com essa sensação de dormência?
    Mas vou descobrir um jeito de me livrar desses infortúnios que a cirurgia ortognática me trouxe. Não arrependo de ter feito, pois eu tinha apnéia alta e isso me incomodava muito. Eu melhoro com calor, mas vamos nos unir e nos ajudar. Lyah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lyah. Sou fisioterapeuta e tenho me especializado em pós-operatório de cirurgia ortognática. Caso precise de alguma ajuda, entre em contato.

      Excluir
    2. Bom dia Lyah. Também fiz a cirurgia há mais de 2 anos. Recentemente optei por retirar os parafusos e retomei as sessões de laserterapia, com o propósito de reduzir a parestesia.
      Sua parestesia diminuiu ? Vc tentou algum outro tratamento alternativo?
      Jone Tavares

      Excluir
    3. Eu tenho 4 anos de PO e até hoje tenho essa paranestesia , dormência e horrível. Quando tempo muda logo sei meu rosto formiga demais.

      Excluir
  12. Olá pessoal,tem 6 anos que fiz cirurgia ortognática.Meu pós operatório foi complicado com internação em CTI, POR 5 DIAS,90 DIAS com dieta líquida.Atualmente tenho parestesia no lábio inferior e queixo.Reduziu um pouco a sensação, ou me acostumei não sei.Como foi muito sofrido para mim o restabelecimento agradeço por ter tido só isso.Incomoda eu sei, o que faço, procuro aceitar o incômodo , não vejo outra alternativa. Tento esquecer fazendo outras atividades e tem dado certo.Boa sorte

    ResponderExcluir
  13. Retificação, minha esposa Dioner Coelho,que submeteu a cirurgia ortogmática,acima seu relato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Sou fisioterapeuta e tenho me especializado em pós-operatório de cirurgia ortognática. Caso precise de alguma ajuda, entre em contato.

      Excluir
    2. BOA TARDE, MEU NOME E ROSA NICOLAU, A 3 SEMANAS FIZ A ORTOGNATICA NA MANDÍBULA E MAXILO, ESTOU COM MUITA DURMENCIA NOS LÁBIOS INFERIOR E SUPERIOR E QUEIXO, TENHO MEDO DE NÃO PASSE COM QUANTO TEMPO POSSO COMEÇAR O TRATAMENTO DE FISIOTERAPIA PENSO QUE QUANTO MAIS RÁPIDO MELHOR, POR FAVOR ENTRE EM CONTATO 96487-2578

      Excluir
    3. Boa Tarde. Sou fisioterapeuta e resido aqui no Rio de Janeiro. Estou me especializando nessa área de DTM, Dor orofacial e Pos-Operatario de Cirurgia Ortognática.

      Realmente, para tomar a decisão de fazer a cirurgia deve estar bem decidida. Posso dizer que os pacientes que fazem um pré-operatório (informações, avaliações,...) e posteriormente a cirurgia um programa de fisioterapia adequado minimizam bastante os efeitos negativos da cirurgia. Caso queira mais informações, entre em contato. (felisard@gmail.com) Whats (21) 99197-6102

      Excluir
  14. Tenho 3 anps de cirurgia e tb n sinto nada nos.labios inferiores, sofro mt com isso, me arrenpendo dessa cirurgia, um merda! Difícil aceitar q pro resto da vida nao vou sentir meus labios, medicos mentem mt

    ResponderExcluir
  15. Tenho 3 anps de cirurgia e tb n sinto nada nos.labios inferiores, sofro mt com isso, me arrenpendo dessa cirurgia, um merda! Difícil aceitar q pro resto da vida nao vou sentir meus labios, medicos mentem mt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Sou fisioterapeuta e tenho me especializado em pós-operatório de cirurgia ortognática. Caso precise de alguma ajuda, entre em contato.

      Excluir
    2. Olá, Rafael. Lamento pela sua experiência. Observamos que atualmente apenas 5% dos pacientes evoluem com parestesia completa e definitiva.

      Excluir
    3. Olá pessoal, tenho 7 meses e alguns dias que fiz uma cirurgia ortognatica , e acabei de operar o palato que não fechou . O que mais me incomoda além da parestesia é uma hipersensibilidade além de sentir os nervos endurecidos. Se fosse só a parestesia tudo bem. Mas existem outras sensações e incômodos que os dentistas e cirurgiões omitem. Sinceramente se eu soubesse não teria feito. Um conselho a quem vai fazer. É questão de viver ou morrer ? Se não for não façam. Nunca mais vocês serão os mesmos . Não vale a pena. Isso é mais um comércio onde profissionais ganham dinheiro. E nós ficamos com sequelas e incômodos que pioram a qualidade de vida ao invés de melhorar.

      Excluir
    4. Isso é irresponsabilidade de dentistas mal preparados. Estou com imenso arrependimento de ter caído nessa de implante. Parestesia é do inferno!!!

      Excluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Fiz a cirurgia há 13 meses, meu problema não era muito aparente, ninguém repara que fiz e quando digo que fiz perguntam "mas por que?". A sensibilidade não voltou e isso é muito chato, no meu caso sinto um formigamento muito pequeno ao toque no lábio inferior e queixo, penso em fazer as terapias indicadas (Etna, laser e etc) mas nunca vi nenhum depoimento de sucesso.
    Para os que estão em dúvida sobre fazer acho que o resultado realmente é o máximo mas só faça ciente de que o risco existe e é grande.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uso o Etna, 3 vezes ao dia, Durante dez meses, qd tomo da a impressão de que melhora, mas se parar é ver que fica TD inchado de novo.

      Excluir
    2. Está fazendo apenas Etna. Aonde vc reside? Sou fisioterapeuta e moro no RJ. Caso tenha interesse podemos agendar uma consulta.

      Excluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Gente tem 12 anos que fiz a cirurgia!! Posso dizer que me arrependo um pouco, meia dentes realmente ficaram na mais bonitos, pois eu tinha mordida aberta. Mas também voltaram a ficar tortos com o tempo é minha mandíbula não ficou com eu esperava. Continuei queixuda. Bom eu acho que é uma cirurgia muito dolorosa, vc fica quase 1 ano inchada, 1 mês sem falar, sem comer direito. Fiquei Tb com sequelas, perdi a sensibilidade no queixo e minha mandíbula agora estala, Tb não consigo abrir muito a boca. Então minha dica é: só faça a ortognatica em último caso.

    ResponderExcluir
  20. Tenho 6 dias de P.o. é bem invasiva a cirurgia ortognatica. No meu caso, foram 8 horas de cirurgia. O que mais incomoda é realmente a tal parestesia. Mas vamos usar esses espaço para compartilhar o que tem dado certo. Afinal de contas, já fizemos a cirurgia e agora precisamos de soluções, Não é mesmo?
    Abraço a todos!

    ResponderExcluir
  21. Tenho 6 dias de P.o. é bem invasiva a cirurgia ortognatica. No meu caso, foram 8 horas de cirurgia. O que mais incomoda é realmente a tal parestesia. Mas vamos usar esses espaço para compartilhar o que tem dado certo. Afinal de contas, já fizemos a cirurgia e agora precisamos de soluções, Não é mesmo?
    Abraço a todos!

    ResponderExcluir
  22. Tenho 12 meses de cirurgia ortognatica...tenho parestesia nos labios inferiores e queixo...e ainda sinto dores ao comer alimentos muito duros...já fiz laserterapia, ETNA, Vitamina...mas nada resolveu....é triste aceitar que teremos que conviver o resto da vida com essa sensação horrivel da perda da sensibilidade...

    ResponderExcluir
  23. Olá.  Sou fisioterapeuta e disponho de outros métodos.  Entre em contato comigo se quiser. 

    Felisard@gmail.com 


    Att

    Marcio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá doutor, sou Angelica fiz a cirurgia ortignatica à 3 meses, fiz fisioterapias e massagem linfática e isso foi oque me ajudo e rápido, minha cirurgia foi de 4 horas, tive hemorragia e fiquei na UTI 3 dias, já sinto meu rosto e labios superior, mais uma parte do queixo e labios inferior ainda está dormente, meu cirurgião disse que eu fui uma das suas pacientes melhor em recuperação, pois com 2 meses já não estava mais com a paralisação como os outros pacientes, só gostaria que voltasse o restante do queixo e labios inferior, e minha fala ficou estranha tbm, isso é normal, e será que volta tudo normal por esta só está peguena parte dormente? Obrigado pela atenção e espero ter ajudado alguém.

      Excluir
    2. Olá doutor, sou Angelica fiz a cirurgia ortignatica à 3 meses, fiz fisioterapias e massagem linfática e isso foi oque me ajudo e rápido, minha cirurgia foi de 4 horas, tive hemorragia e fiquei na UTI 3 dias, já sinto meu rosto e labios superior, mais uma parte do queixo e labios inferior ainda está dormente, meu cirurgião disse que eu fui uma das suas pacientes melhor em recuperação, pois com 2 meses já não estava mais com a paralisação como os outros pacientes, só gostaria que voltasse o restante do queixo e labios inferior, e minha fala ficou estranha tbm, isso é normal, e será que volta tudo normal por esta só está peguena parte dormente? Obrigado pela atenção e espero ter ajudado alguém.

      Excluir
  24. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  28. Minha cirurgia foi bem mais simples, retirada dos 4 cisos. Sofri com a parestesia e 8 anos depois, ainda tenho algum grau de parestesia no lábio inferior e parte do queixo, lado esquerdo da face. E quem diz que não interfere na qualidade de vida é porque não passou ou passa por esta situação.

    ResponderExcluir
  29. Olá fiz a cirurgia pra diminuir o queixo e avanço de mandíbula.TÁ com 55 dias .No primeiro mês tava tudo igual..Mas de umas 2 semanas pra ca tem uma parte do meu rosto q afinou mas..e ta dando expressão q meu queixo ta entortando..alguém pode me ajudar aí...

    ResponderExcluir
  30. Olá fiz a cirurgia pra diminuir o queixo e avanço de mandíbula.TÁ com 55 dias .No primeiro mês tava tudo igual..Mas de umas 2 semanas pra ca tem uma parte do meu rosto q afinou mas..e ta dando expressão q meu queixo ta entortando..alguém pode me ajudar aí...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Neuza, aconteceu comigo também. No seu caso, pq afinou?

      Excluir
  31. Tb fiz essa cirurgia já estou com um ano e seis meses de operado. E sinto dormência na ponta do queixo e lábio inferior. Como também, tenho dificuldade de pronúncia certas palavras.

    ResponderExcluir
  32. Depois de 10 meses de PO o Etna ainda faz efeito?

    ResponderExcluir
  33. Fraturei o osso zigomático do lado esquerdo num acidente de moto, sinto muita dormência no local da pancada e no lado esquerdo do nariz e lado esquerdo do lábio superior. To com minha cirurgia marcada pra proxima semana. Será que essa,cirurgia vai melhorar essa sensação horrível, ou vai piorar. Tô bastante apreensivo.

    ResponderExcluir
  34. Eh necessário fazer avaliações para verificar a situação pós traumatica. Existem metodos de sensibilização.

    ResponderExcluir
  35. Fiz a cirurgia há 7 anos e dormência no queixo me incomoda, pois sempre mordo os labios inferiores. Qdo isso acontece dói mt.. Compressa de gelo alivia bastante. A sensibilidade nos dentes em caso de movimento brusco TB incomoda, exemplo, qdo espirro várias vezes, sinto incômodo nos dentes e no maxilar. Meu pós-operatorio foi mt tranquilo. Desinchei rápido, dieta líquida por menos de 1 mês ( já era esperado) e fiquei mt satisfeita c/ resultado. Faria novamente

    ResponderExcluir
  36. Como você eu tb estou indignada, tenho 2 anos e meio e uma pareestesia mais no labio inferio, só que com uma sensação horrível, como se tivesse uma bola grudada, se eu soubesse desse risco nunca faria, até pq não resolvi o meu caso é ganhei uma degeneração do condilo mais isso que está me enlouquecendo, já fiz tudo que foi citado ,mas nada melhorou, triste pensar que vou enlouquecer com isso para o resto de minha vida...agora já estou tomando um remédio antidepressivo!

    ResponderExcluir
  37. Boa noite isabel. Você reside aonde? Fez fisioterapia? Sou fisioterapeuta e trabalho ha alguns anos com pos operatórios de ortognaticas aqui no Rio de Janeiro. Poderia me contar seu caso. Felisard@gmail.com

    ResponderExcluir
  38. Boa tarde! Fiz minha cirurgia em Janeiro de 2016, mas até hoje sigo com forte parestesia e acabei ficando com espaçamento no rosto (dos dois lados), como um leve buraco. Sem contar que desde a cirurgia, eu não lacrimejo do lado esquerdo do olho. O que me faz ter grande arrependimento por ter operado.

    ResponderExcluir
  39. Eu queria muito fazer, tenho a gengiva muito pra frente. Mas depois de tantos comentários e a maioria de pessoas que se arrependeram, eu estou pensando melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Tarde Mayrah. Sou fisioterapeuta e resido aqui no Rio de Janeiro. Estou me especializando nessa área de DTM, Dor orofacial e Pos-Operatario de Cirurgia Ortognática.

      Realmente, para tomar a decisão de fazer a cirurgia deve estar bem decidida. Posso dizer que os pacientes que fazem um pré-operatório (informações, avaliações,...) e posteriormente a cirurgia um programa de fisioterapia adequado minimizam bastante os efeitos negativos da cirurgia. Caso queira mais informações, entre em contato. (felisard@gmail.com)

      Excluir
  40. Já fez 2 anos q fiz ,e ainda tenho parestesia nos labios inferiores ,talvez pra vida toda

    ResponderExcluir
  41. Já fez 2 anos q fiz ,e ainda tenho parestesia nos labios inferiores ,talvez pra vida toda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Lia. Poderia entrar em contato comigo via email? Sou fisioeerapeuta e pretendo fazer um artigo sobre pós-operatorio de ortognatica. (Felisard@gmail.com)

      Excluir
  42. Tenho dois anos de P.O e iniciei um tratamento terapêutico com fonoaudiólogo a 5 meses, e sim eu noto uma melhora mesmo que pequena mais houve sim uma melhora. Eu também estarei iniciando um tratamento com Acupuntura, espero obter bons resultado na diminuição da parestesia. Se alguém mais fez algum tratamento que melhoraste a dormência por favor compartilhar aqui.

    ResponderExcluir
  43. Olá! Fiz uma virurgia ortognatica ha 2 anos e dois meses, o cirurgião disse que voltaria, porém não voltou 100% ainda sinto a parestesia no lábio inferior e queixo. Mas sinto muito formigamento e sempre que posso faço massagem. Será que ainda voltará?

    ResponderExcluir
  44. *cirurgia. Quero salientar que eu amei os resultados. Faria tudo novamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Odinilce! A sua cirurgia por acaso foi para avançar a mandíbula? Vc não teve parestesia? Onde é qnd vc operou? Estou pensando em fazer o procedimento, mas vc foi a primeira q fez comentario positivo aqui.

      Excluir
    2. Ana. Diversos pacientes tiveram bons resultados. No caso, atuo como fisioterapeuta e a grande maioria tem ótimas respostas.

      Excluir
  45. ola dr tudo bem.eu fis a cirurgia ortonatica ex classe 3 mas o meu maxilar ainda ficou torto o meu cirurgião foi que teve que furar a minha bochecha do lado esquerdo para colocar o parafuso por fora e devido a isso a minha bochecha do lado esquerdo e maior do que o lado direito sendo assim o maxilar torto .sera que esse lado que foi mais mexido vai ficar igual ao lado direito.se qui ser posso mostrar fotos.e-mail priscylla-pink@outlook.com.por favor tire essa minha duvida muito obrigado.

    ResponderExcluir
  46. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  47. Meu namorado fez essa cirurgia, ele está com 10 dias de operado e já sente quase todas as partes do rosto, a sensibilidade voltou muito rápido! O que anda incomodando muito ele é o formigamento que no caso está em excesso, está deixando ele um pouco perturbado! Sabem me dizer o que pode ser e o que posso fazer pra amenizar isso?

    ResponderExcluir
  48. Passei pela cirurgia ortognática quase um mês... ainda estou com o rosto inchado, não sinto lábios, queixo e uma parte do nariz... está tudo formigando. Estou tomando Etna receitado pelo buco, porém estou agoniada caso isso seja permanente. Alguém saberia se este formigamento é sinal de que a sensibilidade irá voltar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caso esses sintomas estejam perdurando ao longo dos meses sugiro procurar fisioterapia.
      Aqui no Rio trabalho com dois cirurgiões do Hospital Naval Marcílio Dias onde seus pacientes são encaminhados pra mim na mesma semana do pós operatório.

      Excluir
  49. Isso mesmo. Se esta formigando é um ótimo sinal.

    ResponderExcluir
  50. Passei pela cirurgia ortognátca a18 dias, sinto uma queimação no lábio inferior e no queixo. Gostaria de saber se isso é normal do pós operatório é o que tomar para aliviar essa sensação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lany, isso é normal sim. A maioria dos sintomas somem ao longo das semanas. Mas caso queira acelerar o processo de recuperação pode procurar fisioterapia.

      (felisard@gmail.com)

      Excluir
  51. Lany, isso é normal sim. A maioria dos sintomas somem ao longo das semanas. Mas caso queira acelerar o processo de recuperação pode procurar fisioterapia.

    ResponderExcluir
  52. Tenho 4 anos de ortognatica, como todos podem ver a dormência no lábio inferior e no queixo ficam como sequelas, porém não me arrependo o resultado foi excelente, ótima cirurgia o que resta é conviver com essa leve dormência que já me acostumei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Tarde Samuel. Vc fez alguma fisioterapia no pós-operatório?

      felisard@gmail.com

      Excluir
  53. Boa Tarde Elenice. Vc já tentou fisioterapia? Aonde? O que fizeram? Estou fazendo um TCC na minha especialização, e o tema é pós-operatório de cirurgia.

    Ficaria muito grato se entrasse em contato comigo.
    felisard@gmail.com

    ResponderExcluir
  54. Boa tarde, tbm fiz essa cirurgia há mais ou menos 2 anos e meio, e há uns 4 meses tive q tirar alguns parafusos. Mais até hoje meu rosto as vezes fica inchado. É normal???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Tati. Desculpa, vi apenas sua msg hoje. Tem que ser avaliado o seu caso. A retirada de parafusos, o histórico da cirurgia, o que foi feito no pós operatório... etc...

      Muito vago falar sem uma avaliação.

      Excluir
  55. Tenho 4 anos de cirurgia , fiquei com uma sensaçao de hipoestesia na regiao mentoniana , e nos labios inferiores . Nao sinto nada de sensibilidade , fiz fisioterapia , laser , tomei vitamina b1 , mas n voltou a sensibilidade. Me falaram na usp de tratamento com fisiatra , estou avaliando se vale a pena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Tarde Arthur. Infelizmente é uma possibilidade da cirurgia mesmo. Existem terapias paralelas como por exemplo a acupuntura. Para seu caso, aconselho experimentar algumas sessões.

      Excluir
    2. Arthur, uma fisioterapeuta da USP me convidou para fazer um tratamento com pacientes de cirurgia bucomaxilofacial que sofrem ainda com a parestesia, ela me disse que o atendimento sao todas as terças-feiras às 18:30, mas temos que chegar às 17:30, uma hora antes para pegar senha, e quando chegar lá temos que procurar por ela. Ela me convidou para tentar amenizar o estrago que a parestesia causa na minha vida, o incômodo que é ter uma parte do seu corpo que ao mesmo tempo que vce sente uma dor profunda no músculo, vce nao sente absolutamente nada na derme. Eu vou tentar, de repente melhore um pouco, eu tenho esperança, preciso ter para poder me aceitar assim, mesmo sem aceitar que eu esteja nessa situação.

      Excluir
    3. Toda tentativa é válida. Laser e Acupuntura são bons influenciadores assim como exercícios. A Evidência científica ainda não é muito alta devido a infinidade de casos e sua pluralidades de possibilidades... mas aconselho que não pare de tentar.

      Existem "protocolos" e formas diferentes de se aplicar o mesmo instrumento, portanto talvez a forma que foi feita o laser em seu caso não tenha sido a mais adequada.

      Qual o nome da Fisioterapeuta da USP? Gostaria de fazer contato com ela. Poderia me informar?

      Excluir
  56. fiz a cirurgia tem 28 dias fora a parestesia e dores na raiz dos dentes inferiores o que me deixa mais preocupa da é meu lábio inferior esquerdo ele esta muito rígido ao sorrir ele não acompanha o do lado direito e meu sorriso está torto será que isso melhora? é normal alguém já passou por isso? estou desesperada operei pra melhorar e está pior não quero ter boca torta.

    ResponderExcluir
  57. Fiz essa maldita cirurgia. Ela acabou com minha vida. Me arrependo muito. Não recomendo. Pensem bem. Meu queixo parem sensação de uma pedra. Horrível.

    ResponderExcluir
  58. Realizei a cirurgia de DTM em agosto desse ano , sinto o meu lado esquerdo adormecido, os meus labios sinto normais , o que me incomoda muito é essa dormência que sinto do lado esquerdo . proximo ao ouvido e em torno do olho .

    ResponderExcluir
  59. Fiz essa cirurgia e me arrependo até hoje. Hoje sobrevivo com remédios. Minha vida mudou completamente. Meus sonhos foram todos perdidos. Essa cirurgia só me trouxe problemas. Tomem cuidado não se empolguem com a propaganda, ela deixa muitas sequelas, mesmo quando feita dentro dos quesitos "normais".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas porque?? O q aconteceu??? Estou pensando em fazer pois tenho uma leve assimetria no rosto. Mas pessoas né okhando não veem mas eu vejo nas fotos. Fora q minha mordida não encaixa direito. Já consertei com aparelho mas voltou

      Excluir
  60. eu queria muito fazer essa cirurgia,inclusive preciso por questões de saúde, mas ao ver todos esses comentários, fiquei mal e agora tô com medo..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A cirurgia não é realmente uma coisa tão trivial como já vi alguns comentarem. Ela envolve riscos com certeza. Mas fazendo um bom pré operatório, estar ciente de todas as fazes e realizar um tratamento fisioterapico no pós operatório imediato diminuem bastante as dificuldades.

      http://www.marciofelisardofisioterapia.com/

      Excluir
  61. Dr, estou operada desde 17/12/2018
    tive dores sim e mtas no PO
    estou com mta pontada na região dos ouvidos, labio inferior morto e a sutura diminuiu o tamanho do lábio inferior..realmente esta cirurgia naog deveria ser indicada somente parag correção extrema de defeitos, pois para uma pequena correção NAO vale a pena
    fiz mandíbula maxila e mento
    me arrependo amargamente
    péssima escolha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Tarde! Dores no pós operatório são bastante raras. Nos 4 anos de atuação nesse ramo só tive dois pacientes que relataram alguma espécie de dor. Você é daqui do Rio. Entre em contato comigo.

      http://www.marciofelisardofisioterapia.com/

      Excluir
  62. Fiz minha cirurgia ortognática no dia 08/01/2019, ou seja, estou no 8 dia de pós operatório, talvez seja cedo pra falar mais oq está me incomodando é a parestesia no lábio superior, inferior, queixo e nariz, sinto meu queixo duro e está bem inchado ainda, tento fechar a boca, pq os dentes desalinharam e fica torto por estar bem enrijecido, mais se Deus quiser vai melhorar🙏

    ResponderExcluir
  63. Olá Rodrigo. Vc é do Rio de Janeiro? Caso tenha interesse em fazer fisioterapia em seu pós operatório, entre em contato.

    http://www.marciofelisardofisioterapia.com/

    ResponderExcluir
  64. Tenho amigos de cursos que fiz na mesma área por São Paulo. Se tiver interesse, posso te passar tb.

    ResponderExcluir
  65. Olá Dr. Fabio fiz minha cirurgia a 15 dias, exatamente, e lendo os relatos aqui estou preocupado muita gente ficou sem a sensibilidade do queixo e do lábio inferior... quais os tratamentos indicados para evitar a parestesia e retomar a sensibilidade o mais rápido possível?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Tarde Felipe. O ideal é que procure realizar sessões de fisioterapia para acelerar o processo de cicatrização e restabelecer a função mais rapidamente.

      Excluir
  66. Sinceramente. Só façam em último caso. Só se for algo que prejudique a respiração ou algo do tipo. Fiz a cirurgia para correção de mordida aberta. Até hoje sinto vários incômodos. Tive de fazer uma segunda cirurgia meses depois por que estava com uma fratura no osso . Um parafuso ficou exposto então tive de drenar e tirar. Fiz uma terceira cirurfia para fechar uma fistula que ficou no palato e que não deu certo continua aberto . Tenho incômodos e estalos de atm. Antes não tinha nada. Nunca tive nem dor de dente na vida. A parêntesis é enorme e o nervo repuxa os lábios. Medicina é comércio. Eles só querem sua grana . Conselho , não façam. Após a cirurgia um remédio que me deram quase me matou . Tive um choque anafilatico. Resumindo , só encrenca. Fujam dessa cirurgia. Operei no Hospital São Vicente de Paulo na Tijuca. Vivam como Deus o criou. Não mexam por que vão se arrepender. Foram tantas dores no ouvido, e uma luta para voltar a mastigar. Uma recidiva que durou 2 anos. Por conta disso usei elásticos até o ano passado. Meu insta é
    paulo.e.barry , mais informações chamem lá que eu respondo . Mas pelo amor de Deus não entrem nessa roubada de cirurgia.

    ResponderExcluir
  67. Olá Paulo. Caramba. Que experiencia ruim. :-( Eu atendo vários pós-operatórios e nunca vi um caso igual ao seu. Sou fisioterapeuta e atuo aqui no Rio. Gostaria se possivel de conversar com vc para saber mais detalhes.
    http://www.marciofelisardofisioterapia.com/
    whatsapp: 21 99197-6102

    ResponderExcluir
  68. Fiz a cirurgia ortagnatica em 08/01/2019, até hoje sinto formigamento nos lábios (inferior e superior) e não consigo morder e mastigar muitos alimentos, de uns dias pra cá esse formigamento Está aumentando , o que me preocupa muito. Na minha opinião o bucomaxilar deveria ser mais claro com os pacientes , pois no meu caso não sabia nem de 1/3 de como seria o pós operatório, e se eu realmente soubesse eu não teria feito essa cirurgia , é muito mais complicada do que se parece. É um incômodo muito grande e até depressiva estou por conta desses sintomas, estou com anemia, faço Hoje tratamento com fono e psicóloga, fora os gastos com medicamentos e outros tratamentos. Muito decepcionada!

    ResponderExcluir
  69. O grande problema dessa cirurgia é que ela acarreta mais sequelas do que benefícios. E os médicos e dentistas com especialização em cirurgia da face não explicam isso. Dizem por alto que vai dar uma dormenciazinha que depois passa etc. Mas é muito mais complexo e complicado. Eu falo com autoridade de quem teve vários problemas , e até hoje passado quase 3 anos sinto diversos incômodos . Não entrem nessa furada de cirurgia, vejam aqui quantos são os relatos de insatisfeitos x satisfeitos , vejam a proporção e tirem suas conclusões. Quem quiser saber mais detalhes eu conto pacientemente , só chamar no 021964593169. Detalhe tudo o que passei , ainda passo e o por que de ser contra esse procedimento. Sinceramente eu aturo bem pois o ser humano tem a capacidade de se adaptar e resistir como no meu caso. Mas nem todos tem essa determinação e ficam pra baixo. Eu não deixo me afetar.

    ResponderExcluir
  70. Concordo que a maioria dos médicos não são claros com os pacientes... Eu fiz a cirurgia em dezembro. Meu médico prometeu um monte de coisa e nao resolveu merda nenhuma... ficou muito pior, e agora ele evita até de me atender... Deveria ter uma lei mais severa para punir esses médicos que só pensam em tirar dinheiro dos pacientes e depois ignoram.

    ResponderExcluir
  71. No meu caso , sofri um acidente de moto e quebrei o maxilar de ambos os lados .
    Fiz uma cirurgia com bucomaxilo. Qndo retornei ao médico para retirada do aparelho não sentia o lábio inferior e o queixo, eu fiquei com paralisia (boca torta) e babava muita de escorrer por não sentir a boca, médico disse que voltaria TD ao normal dentro de um tempo. Fazem 5 anos e até hj é dormente !!!
    Qual melhor tratamento ? Alguém já teve resultado ?

    ResponderExcluir
  72. Fiz em agosto de 2016 , já dei alguns relatos aqui de como me arrependo de ter feito , até agora nada mudou , sigo com os mesmos incômodos. Em agosto fazem 4 anos que fiz a cirurgia. Um conselho não façam , medicina é comércio. Volto a tocar no assunto. Tem um especialista chamado Dr Wilson Aragão que tem um tratamento que não precisa operar . É um aparelho especial. Eu me arrependo de não ter ido fazer o tratamento com desse dentista. Ele corrigiu muitos casos de cirurgia sem precisar operar.
    @paulo.e.barry.bull

    ResponderExcluir
  73. Fiz em agosto de 2018. Tenho o sorriso torto, pois parte da minha face, labio suprior, ceu da boca e gengiva estão adormecidos. Alem do meu paladar altamente prejudicado. Não tenho a certeza q eu faria ou não. Meiu sorriso ficou horrivel...(So fiz a cirurgia na parte superior, classe 1)

    ResponderExcluir