quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Cirurgia Agendada: e Agora?



Não fique apenas esperando o tempo passar. Siga essas 7 dicas para se preparar nas semanas que antecedem a ortognática.

1 – Informe sobre o uso de medicamentos, vitaminas e suplementos.

            Algumas dessas substâncias podem ter interações medicamentosas ou propriedades anticoagulantes. Atenção especial para suplementos contendo Ginseng, medicamentos que contenham anticoagulantes, aspirina, corticoides e outros anti-inflamatórios,  antidepressivos e alguns medicamentos usados para perda de peso.

2 – Alimente-se bem

Nos dias que antecedem a cirurgia, procure melhorar sua alimentação, incrementando o consumo de alimentos ricos em vitaminas em minerais, como frutas e outros vegetais.  Também evite alimentos processados, carne vermelha, e outros alimentos de difícil digestão. Segundo o Dr. El-Hayek da Cleveland Clinic, uma alimentação saudável reduz a quantidade de marcadores inflamatórios circulantes, preparando o organismo para o impacto metabólico causado pela cirurgia.

3 – Exercite-se

            Além de outros benefícios já conhecidos da atividade física regular, praticar exercícios nas semanas que antecedem a cirurgia prepara seu organismo para uma recuperação mais rápida (El-Hayek), além de aumentar a capacidade funcional cardíaca. Em suma, deixará seu organismo mais resistente para suportar o procedimento e para se recuperar após a cirurgia.

4 – Aproveite para eliminar os maus hábitos

            O tabagismo é incompatível com a realização da ortognática, e provavelmente seu cirurgião não vai agendar sua cirurgia até que você tenha cessado esse mau hábito. No entanto, se mesmo assim você ainda faz uso esporádico do tabaco, é hora de eliminar de vez. Orientação semelhante se aplica ao consumo de bebidas alcóolicas. Evite beber nos dias que antecedem a cirurgia. O álcool é um inibidor enzimático, ou seja, inibe a produção de algumas enzimas hepáticas, o que vai interferir na ação de anestésicos e medicamentos usados no período peri-operatório.

5 – Certifique-se de que sua saúde está sob controle.

            Se você faz algum tratamento de saúde, verifique se está tudo sob controle algumas semanas antes da cirurgia. Não corra o risco de ter sua cirurgia suspensa por uma pressão arterial mal controlada,  ou uma crise convulsiva fora de hora. Se necessário consulte seu médico clínico.

6 – Tire todas as dúvidas.

Uma vez que a cirurgia esteja agendada, é de praxe se fazer uma consulta para se firmar o termo de consentimento. Teoricamente este seria o momento em que o cirurgião explica detalhes sobre o procedimento, e o paciente assina o documento atestando a compreensão e concordando com o tratamento. Nesses anos de intensa prática de cirurgia ortognática, eu, Fábio Calandrini, passei a entender que este momento é muito mais que isso. É o momento em que médico (ou dentista) e paciente têm a oportunidade de dialogar sobre detalhes  do tratamento. A conversa neste momento deve ser uma via de mão dupla, e não uma palestra seguida de uma assinatura. O paciente deve participar ativamente, questionando sobre os detalhes que sejam de seu interesse. Se possível, poderá levar um familiar próximo, para que se sinta mais tranquilo, e para que este também participe ativamente do processo. Enquanto algumas pessoas gostam de saber detalhes de como é realizada a cirurgia, do início ao fim, outras preferem não ouvir sobre particularidade técnicas do trans-operatório,. Seu cirurgião dará explicações que sejam de seu interesse. Algumas questões, contudo,  devem ficar particularmente claras:
-       O tipo de procedimento que será realizado
-       Os riscos e os benefícios de se submeter ao procedimento
-       O que aconteceria se você não fizesse a cirurgia
-       Outras possibilidades de tratamento (e os riscos e benefícios dessas possibilidades)



O consentimento protege você e seu cirurgião, e será um registro formal dessa consulta.

Então o que fazer para que a consulta seja o mais proveitosa possível?

-       Venha preparado para discutir todas as preocupações e questionamentos que você tenha.
Lembre-se que o objetivo deste encontro é que você o termine sentindo-se seguro quanto à compreensão do procedimento, e se sinta satisfeito com sua decisão de fazê-lo. Então, se necessário, anote suas dúvidas. Não deixe passar nada!
-       Lembre-se que o seu cirurgião está ali para cuidar de você.
É normal sentir-se nervoso, especialmente quando se conversa sobre cirurgia. Também é comum achar que algum questionamento possa ser inapropriado, ou que possa deixar seu cirurgião insatisfeito. Esqueça isso. Nesse momento você é o personagem principal e nós sabemos disso.
-       Solicite uma cópia do seu consentimento antes da consulta
Pode ser difícil ler e ter total compreensão de todos os elementos do consentimento apenas no tempo destinado à consulta. Leia com antecedência e anote os pontos duvidosos.


7 – Programe-se para o grande dia

Na véspera de sua cirurgia ortognática não marque nenhum compromisso que não esteja relacionado ao procedimento. Reserve o dia para resolver alguma eventual pendência junto ao hospital ou plano de saúde. É possível ainda que seu cirurgião queira te ver para a prova dos guias cirúrgicos. Estando tudo resolvido, use o tempo que sobrar para meditar ou fazer alguma atividade que goste, como ir ao cinema, jogar vídeo-game, etc. Se a cirurgia estiver agendada para o início da manhã, lembre-se que o jejum começa 8 horas antes e inclui líquidos. A última refeição antes do jejum deve ser leve, de fácil digestão. Procure dormir cedo. Se você é muito ansioso e prevê uma noite em claro, converse com seu cirurgião ou anestesista (se houver a oportunidade de uma consulta pré-anestésica) a possibilidade de um ansiolítico para tomar na véspera.




Nenhum comentário:

Postar um comentário