segunda-feira, 14 de julho de 2014

Planejamento Virtual em Cirurgia Ortognática

A computação gráfica tridimensional associada às avançadas tecnologias de impressão 3D têm revolucionado o diagnóstico e o planejamento em cirurgias ortognáticas. Entenda:

Tradicionalmente, o diagnóstico e planejamento em cirurgia ortognática envolve a anamnese, análise facial, análise cefalométrica, e a simulação da cirurgia a partir de modelos de gesso, montados em articulador (dispositivo que reproduz parcialmente os movimentos da mandíbula). Após a execução da simulação em modelos de gesso montados no articulador, são confeccionados guias cirúrgicos em acrílico. Esses guias encaixam-se nos dentes, permitindo transferir o resultado obtido na simulação no gesso ao paciente na mesa de operação. Esta modalidade de planejamento tem sido utilizada há vários anos, e permite bons resultados. Contudo, tem algumas limitações: não permitem avaliar adequadamente alguns movimentos espaciais dos maxilares; não permitem visualizar as possíveis interferências decorrentes de movimentos ósseos; não permitem visualizar a correlação entre os movimentos dos maxilares e a estética facial.


O planejamento feito por computador supre algumas das lacunas no preparo da cirurgia ortognática. É feito da seguinte maneira:
1 – O paciente faz: uma tomografia da face conforme protocolo estabelecido por nossa clínica; uma fotografia padronizada em nosso estúdio. Uma moldagem das arcadas dentárias.
2 – Os modelos são escaneados com um scanner 3D
3 – Um Software funde as imagens digitalizadas da tomografia, da fotografia e dos modelos das arcadas dentárias.
4 – A cirurgia é simulada no Software, podendo-se avaliar todas os parâmetros, bem como as possíveis alterações dentárias, ósseas e estéticas.
5 – Uma vez realizada a simulação, o arquivo final é enviado a uma impressora 3D de ultra-precisão, que confeccionará os guias que serão usados no momento da cirurgia ortognática, permitindo-se a reprodução precisa do que foi feito no computador à face do paciente.

As facilidades e a precisão no planejamento são incomparáveis. Em casos de assimetria facial, por exemplo, não abrimos mão de utilizar essa tecnologia, dada a superioridade dos resultados.

Por Dr. Fábio Calandrini

2 comentários:

  1. Dr Fábio gostaria de saber qual o custo desse procedimento?

    ResponderExcluir
  2. Meu Deus, esse médico me encanta. Quero muito operar com ele Senhor.

    ResponderExcluir