domingo, 22 de junho de 2014

Prognatismo

O paciente com prognatismo é aquele que apresenta a mandíbula em uma posição anterior em relação à maxila. Freqüentemente, reclamam de um “queixo muito grande, ou para frente”, embora o principal problema normalmente não seja o queixo em si, mas uma discrepância de crescimento ente os maxilares – crescimento em excesso da mandíbula e/ou crescimento deficiente da maxila.

Os pacientes prognatas (classe III) apresentam um padrão facial côncavo, quando observados de perfil. Podem também, apresentar a ponta do nariz defletida (caída), e a maçã do rosto achatada. Além disso, mostram uma alteração na oclusão dentária conhecida como mordida cruzada anterior, em que os dentes inferiores estão à frente dos superiores.

A cirurgia ortognática corrige o prognatismo mandibular através de procedimentos de recuo mandibular e/ou avanço maxilar, conforme a indicação precisa de cada caso. Esta correção proporciona um perfil esteticamente favorável, corrigindo eventuais desarmonias entre nariz, lábios e queixo. Além disso, permite a oclusão dentária funcionalmente adequada e articulações têmporo-mandibulares estáveis.


Nenhum comentário:

Postar um comentário