Ortognática em Brasília- DF
O que é a Cirurgia Ortognática?
Corresponde ao conjunto de procedimentos em que se faz o reposicionamento da maxila, da mandíbula ou do mento (queixo), podendo-se realizar simultaneamente mais de um destes procedimentos, quando indicado. A cirurgia normalmente é referenciada por um bom ortodontista, que constata desde o primeiro diagnóstico, que as alterações mastigatórias do paciente são causadas não por um mal-posicionamento dentário, mas por uma variação dos ossos da face, não corrigível por aparelhos.
Além disso, os próprios pacientes podem procurar pela correção de uma desarmonia da face que lhes desagradam esteticamente. As queixas mais comuns são: queixo muito grande (ou muito pequeno), não mostram os dentes enquanto sorriem, ou mostram muita gengiva; face entortando, etc. Nestes casos, damos início ao processo de diagnóstico e planejamento e indicamos a consulta a um ortodontista para acompanhamento conjunto do caso.
Entre outras indicações para a cirurgia ortognática, estão: correção de apnéia obstrutiva do sono (roncos intensos durante a noite, que dificultam a respiração); correção de seqüelas de traumatismos da face e associação a procedimentos reconstrutivos em anomalias congênitas.
O preparo para a cirurgia inclui uma completa avaliação clínica, com medidas antropométricas da face e suas relações com os dentes, além de radiografias cefalométricas, em que são feitos cálculos minuciosos com vistas à obtenção de uma completa harmonia facial, ao mesmo tempo em que permite o retorno à função mastigatória normal. Os dentes e os maxilares são reproduzidos em gesso, para planejamento adicional, simulação da cirurgia e obtenção de guias em acrílico, que serão usados como parâmetro no momento da cirurgia.
Para os casos mais complexos, lançamos mão de outras tecnologias, como o planejamento auxiliado por softwares de última geração, e o auxílio da prototipagem rápida, em que a face do paciente é reproduzida com exatidão em modelos de resina. A imagem é obtida a partir de tomografia computadorizada e então, impressa em um modelo tridimensional, no qual podemos simular a cirurgia que será realizada no paciente.
Enfim, dispomos de toda a qualidade técnica e científica necessária para a obtenção de excelentes resultados!
Nenhum comentário:
Postar um comentário