segunda-feira, 30 de junho de 2014

Você dorme mal ? Ronca muito alto? Você pode estar com a Síndrome da Apnéia do Sono!

Você dorme mal ? Ronca muito alto? Você pode estar com a Síndrome da Apnéia do Sono!

Apneia do sono ou Síndrome de Apneia/ Hipopneia Obstrutiva do Sono (SAHOS) é uma desordem do sono caracterizada pela obstrução das vias respiratórias durante o sono. Ocorre inibição da passagem de ar por pelo menos 10 segundos mais de 5 vezes durante o período de sono. Cumpre ressaltar que nem todos os casos de roncos durante o sono estão relacionados à Síndrome. As aferições são feitas por meio de um exame chamado polissonografia. O risco de morte em um episódio isolado de apnéia é mínimo. O grande risco relaciona-se com os despertares súbitos. Para que eles ocorram, o organismo produz grandes quantidades de substâncias como a adrenalina e o cortisol. O efeito desta sobrecarga de estresse é devastador ao longo dos anos, predispondo fortemente a eventos cardiovasculares (Infarto e AVC)

O tratamento da Apneia do Sono depende da causa e da gravidade do caso em questão. Pode variar de medidas comportamentais (como evitar o uso de álcool e alguns medicamentos), dietas para perda de peso, tratamentos conservadores para os casos leves (aparelhos intra-orais), uso do CPAP.

Um grande número de casos, porém somente serão resolvidos por meio de cirurgias, como septoplastia, adenoamigdalectmia e cirurgia ortognática de avanço maxilo-mandibular.

O Dr. Fábio Calandrini possui experiência no tratamento cirúrgico da Apnéia do Sono, bem como equipe multidisciplinar para cuidar de todas as variáveis envolvidas na doença. Marque uma consulta e veja as possibilidades para o seu caso.

quarta-feira, 25 de junho de 2014

Assimetria Facial



Um pequeno grau de assimetria está presente na grande maioria das pessoas, não representando um problema estético ou funcional. Entretanto, em alguns casos ocorre um desvio importante das estruturas da face, resultando em assimetria evidente. Essa assimetria pode estar restrita ao mento (queixo) ou envolver os maxilares e a oclusão dentária, condição conhecida como laterognatismo. Esse tipo de deformidade pode originar-se de traumas prévios à região do côndilo mandibular, considerado o centro de crescimento endocondral da mandíbula. Pode também ser originado de deformidades congênitas, ou desenvolver-se sem nenhuma causa aparente.
Para a correção dessas assimetrias se faz necessário o estudo cefalométrico e computadorizado, de modo a planejar com precisão a cirurgia corretiva. Em casos de hiperplasias do côndilo mandibular, se faz necessário o estudo com técnicas de medicina nuclear, e cirurgia articular concomitante à cirurgia ortognática, quando indicado.

segunda-feira, 23 de junho de 2014

Cirurgia Ortognática com tecnologia Piezoelétrica


Ao caminhar pela praia um cirurgião encontrou uma lâmpada mágica. Ao esfregá-la apareceu o gênio da lâmpada e prometeu conceder-lhe um desejo. Depois de muito pensar, o cirurgião formulou bem e proferiu seu pedido: desejo que produza uma serra cirúrgica que não lese tecidos moles, corte apenas o osso com a suavidade de quem corta um fragmento de queijo, sem esquentá-lo, com o máximo de precisão, sem sangramento e sem provocar muito edema. O gênio suspira aliviado e lhe responde: "Pois bem meu caro, seu desejo será facilmente atendido, pois sua serra foi inventada e já existe no mercado!".
Parece conto-de-fadas, mas trata-se de um sistema chamado Piezosurgery®, desenvolvido pelo Dr. Tomaso Vercellotti em conjunto com os engenheiros daMectron Medical Technology, Carasco, Genova, Itália, em 2007. Desde então, diversos estudos vêm testando e comprovando os benefícios desta nova tecnologia1-6, 8-10. Dois tipos de aparelhos estão disponíveis, um médico e outro menor, odontológico.
O sistema adota um conceito já amplamente conhecido, o de piezeletricidade. Ao receber estímulos de pressão ou tensão, os cristais como o quartzo, por exemplo, são capazes de produzir campos eletromagnéticos de intensidade exatamente iguais aos que receberam, muitas vezes de forma tão perfeita que são utilizados em relógios e em computadores, inclusive para marcar o tempo. Os cristais de hidroxiapatita apresentam a mesma propriedade piezelétrica, deformando-se em um campo elétrico. Esta tecnologia já é empregada na Odontologia, utilizando ondas de ultra-som para a remoção de cálculos dentários, por exemplo. Assim esta nova "serra" utiliza a capacidade de piezeletricidade óssea para desagregar os cristais de hidroxiapatita em um determinado plano, "cortando" o osso por meio de vibrações de ultrassom.
Este dispositivo piezelétrico consiste em uma plataforma que converte a corrente elétrica em ondas ultra-sônicas, por meio de um transdutor especial, ligado a uma peça de mão, anexa a bisturis ou pontas de corte, diamantadas ou de titânio, disponíveis em variadas formas. O ultra-som piezelétrico promove um padrão vibratório linear com freqüência de 24,7 a 29,5 kHz, com uma opção digital de modo reforçado "boosted" até 30 kHz, com oscilação de 60 a 210mm e uma potência que pode variar entre 2,8 a 16W, de acordo com a densidade do osso que se pretende cortar. A piezeletricidade é três vezes mais potente que ultra-sons comuns e, portanto, pode cortar tecidos altamente mineralizados, inclusive tecidos dentários duros.
Dr. Fábio Calandrini utiliza tecnologia Piezo em sua cirurgias ortognáticas em Brasília.



CONSOLARO, Maria Fernanda M-O; SANT' ANA, Eduardo; MOURA NETO, Gastão. Cirurgia piezelétrica ou piezocirurgia em Odontologia: o sonho de todo cirurgião... Rev. Dent. Press Ortodon. Ortop. Facial, Maringá , v. 12, n. 6

domingo, 22 de junho de 2014

Prognatismo

O paciente com prognatismo é aquele que apresenta a mandíbula em uma posição anterior em relação à maxila. Freqüentemente, reclamam de um “queixo muito grande, ou para frente”, embora o principal problema normalmente não seja o queixo em si, mas uma discrepância de crescimento ente os maxilares – crescimento em excesso da mandíbula e/ou crescimento deficiente da maxila.

Os pacientes prognatas (classe III) apresentam um padrão facial côncavo, quando observados de perfil. Podem também, apresentar a ponta do nariz defletida (caída), e a maçã do rosto achatada. Além disso, mostram uma alteração na oclusão dentária conhecida como mordida cruzada anterior, em que os dentes inferiores estão à frente dos superiores.

A cirurgia ortognática corrige o prognatismo mandibular através de procedimentos de recuo mandibular e/ou avanço maxilar, conforme a indicação precisa de cada caso. Esta correção proporciona um perfil esteticamente favorável, corrigindo eventuais desarmonias entre nariz, lábios e queixo. Além disso, permite a oclusão dentária funcionalmente adequada e articulações têmporo-mandibulares estáveis.


sábado, 21 de junho de 2014

O que é a Cirurgia Ortognática?


Ortognática em Brasília- DF

O que é a Cirurgia Ortognática?


Corresponde ao conjunto de procedimentos em que se faz o reposicionamento da maxila, da mandíbula ou do mento (queixo), podendo-se realizar simultaneamente mais de um destes procedimentos, quando indicado. A cirurgia normalmente é referenciada por um bom ortodontista, que constata desde o primeiro diagnóstico, que as alterações mastigatórias do paciente são causadas não por um mal-posicionamento dentário, mas por uma variação dos ossos da face, não corrigível por aparelhos.

Além disso, os próprios pacientes podem procurar pela correção de uma desarmonia da face que lhes desagradam esteticamente. As queixas mais comuns são: queixo muito grande (ou muito pequeno), não mostram os dentes enquanto sorriem, ou mostram muita gengiva; face entortando, etc. Nestes casos, damos início ao processo de diagnóstico e planejamento e indicamos a consulta a um ortodontista para acompanhamento conjunto do caso.

Entre outras indicações para a cirurgia ortognática, estão: correção de apnéia obstrutiva do sono (roncos intensos durante a noite, que dificultam a respiração); correção de seqüelas de traumatismos da face e associação a procedimentos reconstrutivos em anomalias congênitas.

O preparo para a cirurgia inclui uma completa avaliação clínica, com medidas antropométricas da face e suas relações com os dentes, além de radiografias cefalométricas, em que são feitos cálculos minuciosos com vistas à obtenção de uma completa harmonia facial, ao mesmo tempo em que permite o retorno à função mastigatória normal. Os dentes e os maxilares são reproduzidos em gesso, para planejamento adicional, simulação da cirurgia e obtenção de guias em acrílico, que serão usados como parâmetro no momento da cirurgia.

Para os casos mais complexos, lançamos mão de outras tecnologias, como o planejamento auxiliado por softwares de última geração, e o auxílio da prototipagem rápida, em que a face do paciente é reproduzida com exatidão em modelos de resina. A imagem é obtida a partir de tomografia computadorizada e então, impressa em um modelo tridimensional, no qual podemos simular a cirurgia que será realizada no paciente.

Enfim, dispomos de toda a qualidade técnica e científica necessária para a obtenção de excelentes resultados!





sexta-feira, 20 de junho de 2014

CIRURGIA ORTOGNÁTICA EM BRASÍLIA

PERFIL PROFISSIONAL

"Dr. Fábio Calandrini é médico e cirurgião-dentista, com especialidade em cirurgia buco-maxilo-facial e pós-graduação em cirurgia plástica da face. A dupla formação - em medicina e odontologia - associada às especializações e treinamentos feitos no brasil e no exterior alicerçam o expertise em cirurgia ortognática, o tornando nacionalmente renomado neste tipo de procedimento."

- Graduado em Medicina pela Universidade Católica de Brasília
- Graduado em Odontologia pela Universidade Federal de Goiás
- Residência em Cirurgia Buco-Maxilo-Facial -  Hospital de Base de Brasília
- Especialista em Cirurgia Buco-Maxilo-Facial pelo CFO e Colégio Brasileiro de Cirurgia
- Staff de Cirurgia Buco-Maxilo-Facial
HRAN/DF
- Membro do Colégio Brasileiro de CTBMF
- Membro da International Association of Oral and Maxillofacial Surgeons.
- Fellowship pelo Southwestern Medical Center da Universidade do Texas - EUA
- Pós-Graduação em Cirurgia Plástica da Face